PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O PGRS estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos gerados na atividade desenvolvida.
É de extrema importância adotar o PGRS, pois dando a destinação final adequada aos resíduos gerados em um empreendimento, evitará a poluição do meio ambiente e, consequentemente, contribuirá para a preservação das espécies, rios, lagos, recursos naturais, além de colaborar para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
Além de tudo, o PGRS é uma exigência dos órgãos ambientais e condicionante de validade das Licenças Ambientais por eles concedidas.

PAE – Plano de Atendimento a Emergências

O PAE consiste em um plano que estabelece as diretrizes de controle e mitigação para situações de emergência.
​Este plano vai definir os procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados de forma a propiciar resposta rápida e eficiente, que devem ser executados pelos colaboradores da empresa, a fim de minimizar possíveis danos à saúde, impactos ambientais, além de prejuízos à propriedade da empresa.
É de extrema importância adotar o PAE, haja vista que todas as empresas estão sujeitas à imprevistos diariamente.
Além de tudo, o PAE é uma exigência dos órgãos ambientais e condicionante de validade das Licenças Ambientais por eles concedidas.

PCMR – Plano de Controle e Monitoramento de Ruídos

Este Plano ou Programa tem por objetivo estabelecer rotina de acompanhamento dos níveis de ruído ao longo do tempo, bem como designar tal função para colaborador específico, a fim de manter o empreendimento sempre dentro dos padrões legais.
Através dos monitoramentos será possível avaliar a necessidade ou não de adoção de medidas de atenuação evitando incômodo para a população próxima ao empreendimento.
O documento também apresenta planilhas simplificadas que deverão ser utilizadas pelo colaborador designado, para o controle dos prazos de realização dos laudos de ruídos, bem como para monitoramento se as emissões de ruídos estão atendendo aos limites permitidos.

PCMELIS – Plano de Controle e Monitoramento de Efluentes Líquidos Industrias e Sanitários

Este Plano ou Programa tem por objetivo descrever sobre os efluentes gerados no empreendimento, bem como as formas de controle/monitoramento e mitigação dos impactos destes para o meio ambiente.
O adequado controle e monitoramento dos efluentes líquidos, visa preservar a qualidade dos recursos hídricos e evitar poluição ao meio ambiente, bem como notificações e multas por tal poluição.
O documento também apresenta planilhas simplificadas que deverão ser utilizadas pelo colaborador designado para o controle e monitoramento.