Sistema de Gestão Ambiental

O SGA é a compilação das políticas ambientais, procedimentos técnicos e administrativos que uma empresa pratica e desenvolve, com o objetivo de obter um melhor desempenho ambiental, mostrando seu compromisso com a sustentabilidade.
A padronização de suas práticas ambientais através da definição do SGA e sua comunicação aos colaboradores, fornecedores, clientes e autoridades, fortalece a imagem da empresa e aumenta sua competitividade.
Cada vez mais cresce no Brasil a tendência da procura por organizações ecologicamente conscientes e socialmente responsáveis, que já é bem comum na Europa.

Políticas Ambientais

Política Ambiental é uma ideologia de conduta adotada por uma organização para o desenvolvimento sustentável de sua atividade, contribuindo para a proteção do meio ambiente e economia de recursos naturais, ou seja, é a implantação de uma nova cultura na organização que irá beneficiar as presentes e futuras gerações.
Destaca-se que a implantação de Políticas Ambientais também irá gerar economia para o empreendimento, pois através desta nova conduta serão tomadas ações que visem a economia de energia, evitem o desperdício de água, reduzam a geração de resíduos, entre outras.
Prestamos assessoria para definição, implementação e comunicação de Políticas Ambientais.

Indicadores Ambientais

Indicadores ambientais na gestão do empreendimento, são métricas que permitem monitorar seus processos e estabelecer metas para melhoria caso ainda não tenham e/ou avaliar seu desempenho frente às metas já pré-estabelecidas.
A gestão de indicadores de desempenho ambiental tem assumido importância primordial para a competitividade nas empresas, pois através dos resultados obtidos é possível sempre estar desenvolvendo a melhoria contínua.

Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais

O levantamento de aspectos e impactos ambientais derivados das atividades desenvolvidas em um empreendimento é umas das etapas fundamentais para implementação do sistema de gestão ambiental.
Este levantamento pode ser através da construção de uma matriz que relacione os aspectos com seus impactos.
Atualmente diversas auditorias exigem a matriz de aspectos e impactos ambientais.